O Conselho Pleno da OAB-MG se reuniu, nesta segunda-feira (24), para escolher o representante da advocacia na lista sêxtupla do quinto constitucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho. A eleição foi conduzida pelo Presidente da Seccional Mineira, Gustavo Chalfun, em uma sessão histórica com a maior participação de votantes, no total de 170 Conselheiras e Conselheiros.
Entre os 22 candidatos e candidatas foram eleitos no primeiro escrutínio os advogados Fábio Vieira de Oliveira, com 118 votos; Luís Eduardo Alves Pifano, 114 votos; e Hermes Vilchez Guerrero, com 92 votos; e as advogadas Patrícia Henriques Ribeiro, 124 votos; Jane Meire Borges Fatureto, com 112 votos; e no segundo escrutínio, a advogada Soraya Augusta do Rosário Marques, com 102 votos.
A lista sêxtupla do quinto constitucional da OAB-MG foi pioneira ao adotar critérios de paridade de gênero e 30% de cota racial em todo o Sistema OAB. O Presidente Gustavo Chalfun, solicitou que “os escolhidos honrem a advocacia, valorizem a sustentação moral e respeitem os nossos honorários. No encerramento deste processo de eleição do Quinto Constitucional, vocês certamente têm a missão de representar a Ordem dos Advogados do Brasil”.
Participaram da sessão pela OAB-MG a Vice-Presidente, Núbia de Paula; o Secretário-Geral, Sanders Barão; a Secretária-Geral Adjunta, Cássia Hatem; o Diretor Tesoureiro, Fabrício Almeida; e pela CAAMG a Presidente, Ângela Botelho; o Vice-Presidente, Marco Antônio Freitas; o Diretor Tesoureiro, Diogo Lustosa; o Diretor Primeiro Secretário, Giuliano Almada; o Diretor Segundo Secretário, Rodrigo Botti; as Diretoras Institucionais Michelly Siqueira, Roberta Pegorari e Larissa Santiago; os Conselheiros Federais Virgínia Afonso, Daniela Marques e Sérgio Murilo Braga; e o Procurador-Geral do Conselho Federal e Conselheiro Federal, Sérgio Leonardo; e a Diretora da ESAMG, Fernanda São José.