A Subseção de Sete Lagoas foi palco nesta quinta-feira (16) da 11ª edição do Colégio Regional de Dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil – Minas Gerais (OAB-MG). O evento, que foi a maior edição já realizada até agora, contou com a participação de mais de 130 dirigentes de 27 subseções e permitiu um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios e perspectivas da advocacia na região.
O Colégio Regional de Dirigentes da OAB-MG tem como principal objetivo promover a integração entre os profissionais da advocacia, fortalecendo os laços entre as subseções e proporcionando um ambiente adequado para a discussão de temas relevantes para a advocacia local e regional. Além disso ocorrem debates estratégicos para o aprimoramento do exercício profissional e para o fortalecimento do sistema OAB-MG.
O secretário-geral da OAB Minas, Sanders Alves Augusto, abriu os trabalhos e comentou sobre a parceria da seccional, CAAMG e ESA-MG em favor da advocacia e da cidadania em Minas Gerais, além de destacar sobre as mais recentes conquistas para os advogados dativos.
O presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, reforçou a importância da CAAMG e a quantidade de auxílios, vantagens e benefícios disponíveis. ” São mais de 4 mil convênios, 11 auxílios e diversos benefícios e vantagens. Os advogados e advogadas têm ao seu dispor o aplicativo Einstein Conecta, para que toda a advocacia tenha acesso a atendimento médico online gratuito, disponível 24h por dia, 7 dias por semana. Também destaco o programa Meu 1º Site que oferece um ano de site grátis para todo profissional inscrito na OAB-MG. Ao longo da minha história na OAB, nunca vi uma diretoria que trabalhasse de forma tão horizontal, o que resulta em uma entrega efetiva para as advogadas e advogados mineiros”.
Adriano Cotta presidente da subseção de Sete Lagoas externalizou o orgulho para a OAB local em receber o encontro de dirigentes. “O colégio regionalizado, promovido pela atual gestão, tem efetivado muitas reivindicações das subseções. Os rumos da advocacia mineira foram debatidos hoje por esses dirigentes e duas questões que foram extensivamente destacadas nessa edição foram as prerrogativas profissionais e o pagamento dos dativos”.
Durante o evento, foram abordados diversos temas de interesse da classe jurídica, tais como as recentes atualizações legislativas, os desafios da advocacia no contexto atual e as perspectivas para o futuro da profissão. Além disso, foram discutidas questões relacionadas à ética profissional, à valorização da advocacia e ao papel da OAB na defesa das prerrogativas dos advogados, com a participação do coordenador da Escola de Prerrogativas da OAB-MG, José Ignacio Santos De Paula.
Os dirigentes também acompanharam as duas palestras: ‘O Poder da Maestria’, com o professor e mestre em Direto Empresarial, Ayerton Júnior; e ‘As prerrogativas da Advocacia’, com o conselheiro seccional e delegado de prerrogativas, Adilson Rocha.
Na parte da tarde os dirigentes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, trocar conhecimentos e propor soluções para os desafios enfrentados no exercício da profissão, contribuindo assim para o fortalecimento da classe e para a melhoria do ambiente jurídico na região.
A 11ª edição do Colégio Regional de Dirigentes da OAB-MG foi um importante momento de encontro e intercâmbio entre os profissionais do Direito de Sete Lagoas e mais 26 subseções. Por meio de discussões produtivas e construtivas, os participantes puderam refletir sobre os rumos da advocacia e traçar estratégias para enfrentar os desafios que se apresentam. Ainda neste semestre acontecerão mais duas edições do Colégio Regional de Dirigentes da OAB-MG.
Compuseram a mesa do evento o tesoureiro da OAB Minas, Fabrício Almeida; o tesoureiro-adjunto, Marco Antônio Freitas; o diretor institucional, Rômulo Brasil; o procurador nacional adjunto de prerrogativas, Marcos Aurélio de Souza Santos; os conselheiros seccionais, Isabela Dario e Benjamin Oliveira Júnior; a tesoureira da ESA-MG, Alessandra Camargos; o diretor-geral do DAAC, Mateus Bragança; o coordenador da Escola de Prerrogativas, José Ignácio Santos de Paula; os presidentes das subseções de Contagem, Betim e João Monlavade, Rogério Lisboa, Erlinda Silva e Larissa Santiago e a ouvidora-geral da OAB Minas, Gláucia Fernandino.
As 27 subseções participantes nesta edição foram: Barreiro, Barro Preto, Belo Horizonte, Betim, Bonfim, Brumadinho, Caeté, Contagem, Congonhas, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Itabirito, Lagoa Santa, Mariana, Matozinhos, Nova Lima, Ouro Branco, Ouro Preto, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas, Venda Nova e Vespasiano.
A OAB-MG e CAAMG reafirmam seu compromisso com a valorização da advocacia em todos os cantos de Minas e trabalham para oferecer cada vez mais oportunidades de capacitação, integração e desenvolvimento profissional a advocacia. Com isso, o Colégio Regional de Dirigentes da OAB-MG se consolida como um espaço fundamental para a promoção do diálogo e do fortalecimento da advocacia regional, contribuindo para a construção de uma comunidade jurídica mais unida, atuante e preparada para os desafios do presente.