O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) empossou cinco novos procuradores de Justiça em uma sessão solene realizada na última segunda-feira. A cerimônia ocorreu diante da Câmara de Procuradores de Justiça e contou com a presença de diversas autoridades.
Os procuradores empossados foram Alberto Bogliolo Sirihal, Ana Luiza de Abreu Moreira, Carla Maria Alessi Lafetá de Carvalho, Deise Poubel Lopes e Valma Leite da Cunha. Após assinarem o termo de posse, eles receberam a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos.
Um dos destaques da cerimônia foi a predominância de mulheres ingressando no mais alto grau da carreira no Ministério Público. O corregedor-geral do MPMG, Marco Antonio Lopes de Almeida, ressaltou esse fato durante a sessão, que foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior.
Valma da Cunha, uma das procuradoras empossadas, falou em nome do grupo e destacou a importância da sensibilidade feminina no desempenho das atribuições do Ministério Público. Ela enfatizou a necessidade de uma atuação preventiva, baseada no diálogo e na proatividade, além de valorizar as soluções consensuais. Valma possui uma trajetória de 33 anos como promotora de Justiça, sendo 21 deles dedicados à Promotoria de Fundações.
A mudança para o mais alto grau da carreira representa, para Valma, uma oportunidade de renovação e de contribuição para a transformação social. Ela expressou entusiasmo e o desejo de promover a paz social e construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Além das autoridades mencionadas, também compuseram a mesa da cerimônia a ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; o primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Antônio Carlos Arantes (PL); o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Marcelo de Oliveira Milagres; o procurador-geral do município de Belo Horizonte, Hércules Guerra; o defensor público-auxiliar da Defensoria-Geral, Alexandre Henrique Oliveira Barbosa; o comandante do Corpo de Bombeiros de Minas, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; e a presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral.
Durante a cerimônia, Jarbas Soares Júnior desejou sucesso aos novos procuradores e ressaltou a importância de assumirem seus cargos em um momento de expansão da atuação em segundo grau no Ministério Público de Minas.