A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) prestou homenagem na noite da última quinta-feira, 27 de julho, à delegação mineira campeã da primeira edição dos Jogos da Advocacia Nacional, que aconteceu em Goiás, de 3 a 8 de julho. O evento de celebração da vitória aconteceu durante os Jogos da Advocacia Mineira 2023 (JAM), que movimenta o Sesc Venda e outros espaços de Belo Horizonte e Região Metropolitana até amanhã, 28 de agosto. Considerado o maior evento esportivo da advocacia do mundo, o JAM reúne neste ano mais de 3.000 atletas de todo o Estado, que disputam 33 modalidades.
A alegria e a emoção marcaram a homenagem, com a presença do presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, e da vice-presidente Vanja Honorina, que ocuparam o palco com o presidente da Ordem dos Advogados de Minas Gerais (OAB-MG), Sérgio Leonardo, e a vice- presidente da Ordem mineira, Angela Botelho. Coordenador do JAM 2023 e diretor da delegação mineira vencedora da olimpíada nacional, o diretor primeiro secretário da CAAMG, Giuliano Almada entregou o troféu recebido no Jogos Nacionais à presidência da entidade.
Gustavo Chalfun destacou a importância da conquista do título nacional para advocacia mineira. “Foram 22 medalhas de ouro, 12 de prata e 22 de bronze. Isso mostrou a força de Minas Gerais, a sinergia da Caixa de Assistência dos Advogados com a OAB Minas Gerais e, acima de tudo, a sinergia da OAB Minas com o Conselho Federal. Minas na gestão do presidente Sérgio Leonardo voltou a ser respeitada em todo o cenário nacional. E vocês, senhoras e senhores, conquistaram para nós este título tão importante, de primeiros campeões dos Jogos da Advocacia nacional”, disse Gustavo Chalfun.
No palco, também ergueram a taça os diretores da CAAMG, Silvina Mendes (diretora tesoureira), Flávia Fachineli (diretora institucional); Valéria Lemos (diretora segunda secretária); Rodrigo Botti (diretor institucional e de comunicação) ; e Luiz Paulo Moreira (diretor institucional). Cada um deles levantou o troféu para integrantes da delegação mineira, que foram convidados a ocupar a frente do palco.
A homenagem contou com a participação de grande parte dos advogados e advogadas presentes no JAM 2023, que aplaudiram com entusiasmo os campeões nacionais. Um dos momentos mais emocionantes foi quando todos cantaram “Oh Minas Gerais”, enquanto os presentes no palco seguravam a Bandeira do Sistema OAB Minas e CAAMG.
O I Jogos da Advocacia Nacional reuniu 1.800 atletas de todo o país nas cidades de Aparecida de Goiânia e Goiânia, em Goiás, para a disputa de diferentes modalidades esportivas. Minas recebeu 38 medalhas, sendo 22 delas de ouro, 12 de prata e quatro de bronze. A Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG) levou 125 atletas para a olimpíada em Goiás, que marca a história como o primeiro campeonato esportivo nacional da classe. O segundo lugar para a delegação de Goiás, com 17 medalhas de ouro, 20 de prata e 17 de bronze. Sergipe obteve a terceira colocação, com nove medalhas de ouro, seis de prata e onze de bronze.