Durante três dias a cidade de Uberlândia se transformou na capital da advocacia sediando a 18ª Conferência da Advocacia Mineira, promovida pela OAB-MG e Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMG). O evento realizado no Center Convention contou com a participação de mais de 2300 pessoas que puderam assistir a 25 painéis e oficinas sobre diversos temas do direito e as novas tecnologias do mundo jurídico.
O evento foi considerado um sucesso para palestrantes e participantes que destacam a oportunidade de reciclagem e capacitação nos temas da atualidade da advocacia e a possibilidade de ampliação da rede de contatos e a troca de experiências com a advocacia de Minas Gerais e outros estados.
O presidente da OAB Espírito Santo e palestrante, José Carlos Risk Filho, disse que a conferência é um marco da atual da gestão da OAB Minas. “Os palestrantes presentes são profissionais de excelência, assim como a própria conferência. Os painéis contaram com os mais recentes temas do direito e eu pude contribuir um pouco do que sei sobre direito administrativo para os meus pares. E essa relação entre os estados irmãos, como no caso, Minas e Espírito Santo, é muito boa, fraterna e saudável”, afirmou.
A palestrante e vice-presidente da Comissão de Direito Médico da OAB Minas, Lara Alcântara, falou que a conferência oportunizou a classe aperfeiçoar seus conhecimentos e criar uma rede de contatos. “Participaram palestrantes de todas as partes do Brasil e isso foi enriquecedor para que os participantes conhecessem a realidade dos colegas de outras cidades e estados. Além disso, a advocacia mineira pôde enriquecer seu conhecimento em direito em diferentes áreas como saber mais sobre o direito médico”, ressaltou.
O advogado Mauro Luciano Silva, da subseção de Campos Altos, destacou o networking nesse tipo de evento. “Esse foi o motivo principal da minha participação, pois essa rede de relacionamentos é essencial para advogados como eu, do interior, para buscar novos negócios e parceiros”. Já a advogada Tatiely Vieira, inscrita na subseção de Uberlândia, pontuou que “esse evento foi importante para a advocacia, pois trouxe um senso crítico em suas palestras, não só falando sobre direito em si, mas contou com todo um contexto social e político que me surpreendeu. Fiquei satisfeita em ter participado e esse contato com outras áreas funciona para nos atualizarmos”.
O palestrante e advogado, Lázaro Guilherme, destacou que “a conferência foi uma oportunidade ímpar para a advocacia porque fortaleceu os laços entre os integrantes da classe, que cada vez mais se faz necessário nos momentos complicados que a sociedade vive. Além disso, compartilhar conhecimentos, trocar ideias e ter contato com pessoas de outras áreas é fundamental para entendermos melhor as aflições que os colegas passam e que, as vezes, são distantes da nossa realidade”.