English EN Portuguese PT Spanish ES

Governo publica MP que flexibiliza Lei de Licitações em calamidade pública

jurinews.com.br

Compartilhe

Uma edição extra do Diário Oficial da União trouxe a publicação da Medida Provisória 1.221, que propõe flexibilizar as regras da Lei de Licitações para aquisição de bens e contratação de serviços em locais sob estado de calamidade pública.

A medida é uma das iniciativas do governo federal em resposta à grave crise climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, marcada por enchentes que afetaram quase todo o estado.

A MP dispensa a necessidade de estudos técnicos preliminares para a compra de obras e serviços comuns, além de permitir a extensão de contratos em vigor por até 12 meses.

Além disso, a medida possibilita a formalização de contratos verbais de até R$ 100 mil em situações de urgência, ou quando há dificuldades na formalização dos contratos. Embora essa permissão já exista na Lei de Licitações, o limite anterior era de R$ 10 mil.

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou: “Estamos aperfeiçoando o que foi pensado durante a pandemia, para podermos enfrentar situações como essas da forma mais célere possível. O que estamos propondo é uma legislação perene para o Brasil, para que os gestores possam enfrentar com segurança situações de emergência e calamidade como as do Rio Grande do Sul”.

A Medida Provisória terá validade por 120 dias, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para se tornar lei.

Redação, com informações da Conjur

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.