O escritório de advocacia TozziniFreire aumentou sua participação no mercado transacional no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. Dentre as grandes transações, os destaques são as áreas de tecnologia da informação, serviços financeiros, indústria, além de energia e infraestrutura, que juntos representam 75% das transações e mais de R$ 3 bilhões em valor de mercado.
De acordo com dados do Transactional Track Record (TTR), o escritório reportou 37 transações, contra 35 do mesmo período de 2022. Apesar do ano desafiador, que apresentou no primeiro semestre uma queda de 31% no volume total de operações, o escritório cresceu em participação, atingindo 4% do total das transações reportadas pela plataforma.
Com uma forte estratégia internacional, 54% das operações em que o escritório atuou nesse primeiro semestre são cross-border e envolveram países da Europa e América do Norte, por exemplo. É o caso da operação global de aquisição da LeasePlan pela ALD Automotive pelo valor de EUR 4,8 bilhões; da venda dos negócios de análise, alimentos e serviços empresariais da PerkinElmer para a New Mountain Capital (USD 2 bilhões); e do M&A associativo no valor de BRL 1,2 bilhão para venda de 50% da empresa Neoenergia Transmissora 15 SPE S.A., que servirá de plataforma de investimento entre a Neoenergia e o Grupo GIC.
Para o CEO Fernando Serec, ainda é cedo para definir como será o restante do ano, mas o primeiro semestre de 2023 foi promissor, com indicadores bastante positivos.
“As grandes operações de Fusões e Aquisições estão em nosso DNA, desde nosso início, na década de 1970. Cada vez mais dedicado ao crescimento de nossa área empresarial, temos hoje um time de 21 sócios distribuídos em quatro unidades. TozziniFreire vive seu melhor momento, combinando o melhor dos mundos: a maturidade de quase 50 anos de história, tradição e experiência, com princípios inovadores e modernos de gestão, trazendo um olhar claro para o futuro”, explica Serec.