English EN Portuguese PT Spanish ES

Vara Criminal de Natal cria acesso a audiências virtuais através de QR Code

jurinews.com.br

Compartilhe

A 3ª Vara Criminal de Natal iniciou o uso de uma ferramenta para simplificar o acesso das partes e testemunhas às plataformas de videoconferência utilizadas para a realização de audiências virtuais. Agora, os mandados de citação, intimação e ofícios expedidos pela unidade são acompanhados de um QR-Code que direciona para um site com instruções de uso da plataforma Cisco Webex, utilizada pelo Poder Judiciário brasileiro durante a pandemia da Covid-19, e permite o acesso direto à sala virtual de audiências.

“O sistema tornará mais fácil o acesso à plataforma de videoconferência Cisco Webex cedida ao CNJ, tornando mais simples para os leigos entrarem nas salas de audiências virtuais”, explica o juiz Raimundo Carlyle de Oliveira, titular da unidade.

A inserção do QR Code foi uma iniciativa da assistente Mônica Scala, após constatar que embora as partes e testemunhas expressassem que preferiam participar das audiências por videoconferência, ao invés de comparecerem ao fórum, não compreendiam bem como acessar a sala virtual de audiências. A partir daí, a assistente de juiz da 3ª Vara Criminal teve a iniciativa de desenvolver um pequeno guia explicando esse passo a passo.

De acordo com Mônica, os mandados de intimação já indicavam o link para a sala virtual e apresentavam algumas orientações, mas, ainda assim, eram dados muitos esclarecimentos por telefone, o que deu início ao envio do guia, para algumas testemunhas e partes, via WhatsApp ou e-mail, após as suas intimações.

“No entanto, pensando em facilitar ainda mais o acesso das pessoas a essas orientações e, diante da popularização do QR Code nesses tempos de pandemia, busquei na web uma forma de transformar tudo aquilo num simples clique. Criamos, assim, o nosso código de barras personalizado e o inserimos nos mandados de intimação para que as pessoas pudessem escaneá-los com suas câmeras de celular e serem direcionadas para o nosso pequeno site, onde é possível obter informações sobre a unidade judiciária (como horário de funcionamento, telefones de contato e e-mail), baixar o nosso Manual de Acesso às Audiências Virtuais e, especialmente, ter acesso direto à sala virtual de audiências da 3ª Vara Criminal de Natal”, esclarece a servidora.

O manual criado contém instruções para o uso da plataforma, seja para acesso via celular ou computador e foi desenvolvido com o cuidado de trazer uma linguagem simplificada e bem acessível, contendo ilustrações de todo o passo a passo.

“Esperamos, com isso, conseguir tornar mais fácil a utilização da plataforma de videoconferência, garantindo a todos, assim, cada vez mais, o direito constitucional de acesso à justiça”, avalia Mônica Scala.

O código personalizado foi criado por meio do site QR Code Generator (https://app.qr-code-generator.com).

Com informações do TJ-RN

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.