English EN Portuguese PT Spanish ES

Tribunais superam 90% de cumprimento no Ranking da Transparência do Judiciário em 2024

jurinews.com.br

Compartilhe

No total de 94 órgãos da Justiça, entre tribunais e conselhos, 93 alcançaram mais de 90% de cumprimento dos itens avaliados no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, edição 2024. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (21/8) durante a 2ª Reunião Preparatória para o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizada na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. Na abertura do evento, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou algumas das principais ações em andamento no Poder Judiciário.

O Ranking da Transparência, em sua sétima edição consecutiva, avalia a qualidade das informações disponibilizadas pelos órgãos da Justiça para o público, promovendo uma comunicação mais clara e padronizada. A classificação é organizada em seis categorias: Justiça Estadual, Federal, do Trabalho, Militar Estadual, Eleitoral, Tribunais Superiores e Conselhos. Ao todo, 86 itens foram analisados, incluindo a disponibilidade de contatos telefônicos, horários de atendimento, serviços de registro de denúncias e reclamações, prestações de contas, e a acessibilidade dos portais dos órgãos na internet.

Nesta edição, foi concedida pontuação extra para órgãos que organizaram adequadamente os itens avaliados, resultando em pontuações acima de 100% para alguns. Onze tribunais, distribuídos nas categorias Estadual, do Trabalho, Eleitoral e Superior, atingiram essa pontuação máxima. Além disso, devido à situação de calamidade no Rio Grande do Sul, os tribunais com sede no estado receberam uma menção honrosa no Ranking da Transparência do CNJ.

4o

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.