Entre os dias 6 e 8 de novembro, os Tribunais de Justiça do Brasil participaram do 13º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado na sede do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), em João Pessoa.
O encontro resultou na assinatura da Carta de João Pessoa, documento que oficializa a adesão da Justiça estadual ao Portal Unificado de Serviços do Poder Judiciário, uma plataforma centralizada que permitirá o acesso a informações e serviços processuais de todos os tribunais, facilitando o trabalho de advogados, promotores e cidadãos.
O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, o corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Herman Benjamin, além de desembargadores de vários estados.
Na abertura, o presidente do Conselho e do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, destacou a importância do evento como espaço de debate e aprimoramento dos serviços judiciários.
Durante o encontro, foram abordados temas como o uso da Inteligência Artificial para acelerar decisões judiciais, as práticas de conciliação no Cejusc e o fortalecimento de uma Justiça mais célere e humanizada.
Na sexta-feira, ocorreu a eleição da nova Mesa Diretora do Consepre, que terá o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, do TJ-SC, como presidente a partir de janeiro de 2025.
Redação, com informações do TJ-SP