Acontece nesta sexta-feira (7), no primeiro dia útil para o Judiciário paulista após o recesso, a posse administrativa da nova direção do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O novo presidente, desembargador Ricardo Anafe, será empossado às 13h30, no salão nobre do Palácio da Justiça, no centro da capital. Além do evento presencial, também haverá transmissão ao vivo pelo site da Corte. A nova direção foi eleita em novembro de 2021 e vai conduzir o maior tribunal do país no biênio 2022-2023.
Nascido no Rio de Janeiro, Anafe tem 62 anos, sendo 36 de atuação na magistratura. É bacharel em Direito pela PUC-SP, turma de 1981, com especialização em Direito Processual pela mesma universidade. Atuou como juiz substituto em segundo grau de 2003 a 2008, quando foi promovido ao cargo de desembargador. Anafe também presidiu a Seção de Direito Público no biênio 2014-2015 e foi eleito para o Órgão Especial em 2016, tendo exercido o cargo de corregedor-geral de Justiça no último biênio.
Também tomam posse nesta sexta os desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antônio Torres Garcia (corregedor-geral de Justiça), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal) e Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público). Os novos dirigentes da Escola Paulista da Magistratura também participarão do ato.