English EN Portuguese PT Spanish ES

Ministro da Justiça autoriza envio da Força Nacional ao Amazonas e RS

jurinews.com.br

Compartilhe

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em ações nos estados do Amazonas e Rio Grande do Sul. As equipes enviadas ao Norte do país atuarão na Operação Arpão, que lida com crimes de porte ilegal de armas, tráfico de drogas e ambientais. Enquanto isso, o grupo enviado para o Rio Grande do Sul trabalhará na Terra Indígena Guarita, que abriga mais de 8 mil caingangues.

Há um conflito no local desde 2021, quando houve uma eleição para escolher o novo cacique. Segundo o Ministério Público Federal, desde o pleito, “instaurou-se um clima de tensão e violência na TI Guarita, devido ao confronto entre dois grupos opositores, o que tem gerado muitas ocorrências policiais (tiroteios, ameaças de morte e bloqueio de estradas)”.

Essa é a primeira renovação do reforço no governo Lula mas os agentes da Força Nacional já atuam na Base Arpão há pelo menos 2 anos. Somente em 2022, as ações realizadas nessa operação geraram um prejuízo de mais de 50 milhões ao crime.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, esse ano a atuação da Base Arpão deve se estender e auxiliar nos patrulhamentos fluviais na região do Rio Negro.

Segundo o Ministro da Justiça o uso da Força Nacional também será prorrogado até 12 de março nas atividades da Terra Indiana Guarita no Rio Grande do Sul.

Com informações da CNN Brasil e Metrópoles

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.