O Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) aprovou Resolução que unifica as secretarias dos três Juizados da Violência Doméstica de Natal. Essas são as primeiras unidades criminais da Justiça Estadual potiguar a adotarem o modelo, já implantado em outras unidades nas comarcas de Mossoró, Natal e Caicó.
Agora a única secretaria passa a ser composta por três setores, com atribuições distintas, cada um comandado pela chefia de secretaria de cada Juizado, contando ainda com um juiz coordenador a ser designado pela Presidência do TJRN.
O modelo de Secretaria Unificada vem sendo implantado pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte desde junho de 2018 e busca equalizar a força de trabalho entre as unidades e proporcionar maior produtividade, fazendo uso mais eficiente dos recursos humanos a partir da atuação de forma especializada em diferentes setores. Espera-se, assim, racionalizar a tramitação dos processos judiciais e proporcionar o crescimento do número de decisões em menor tempo.
“O modelo, organizado em Gestão de Processo de Trabalho, busca potencializar a capacidade produtiva da equipe, padronizar os fluxos de trabalho, observando a competência dos servidores para a realização das atividades/tarefas de forma mais eficiente. Busca também implantar um sistema de controle e monitoramento no tempo de cumprimento dos atos processuais na Secretaria Unificada”, explica o servidor Francisco Ribeiro, que coordena a implantação do modelo.
Secretarias Unificadas Implantadas
Varas Cíveis de Mossoró
Varas de Família de Mossoró
Varas de Caicó
Juizados da Fazenda Pública de Natal
Turmas Recursais dos Juizados Especiais
Juizados Especiais de Mossoró
Juizados da Violência Doméstica de Natal
Em processo de implantação
Varas Cíveis de Natal
Varas de Família de Natal
Juizados Cíveis de Natal
Varas da Fazenda Pública de Natal
Com informações do TJ-RN