A sanção da Lei nº 14.508/2022, ocorrida nesta quarta-feira (28), que posiciona advogados e juízes à mesma altura em audiências e julgamentos, dividiu opiniões entre operadores de Direito.
Para muitos, a definição sobre a posição topográfica é uma importante conquista da advocacia para garantir a paridade de armas.
Para outros, a alteração no Estatuto da Advocacia que a partir de agora prevê que os advogados devem permanecer no mesmo plano topográfico e em posição equidistante em relação ao magistrado, não faz nenhuma diferença.
Em tom humorado e destacando seu respeito aos advogados, o juiz de Direito Herval Sampaio usou as redes sociais para expressar sua opinião sobre a nova lei:
“Pra mim pessoalmente não faz nenhuma diferença a posição em si, porque sempre respeitei os advogados e eles sabem que não existe hierarquia comigo, e não sentando no meu colo, tá resolvido!”, escreveu o magistrado ao comentar notícia da JuriNews.
Herval Sampaio é juiz da comarca de Ceará-Mirim (RN) e ex-presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn).