Em evento realizado na última sexta-feira (24) pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, falou sobre os desafios da Justiça nos tempos atuais e defendeu mais agilidade na prestação jurisdicional.
O ministro participou de um grande evento de capacitação realizado em comemoração ao aniversário de 91 anos da OAB-ES. Outros cinco ministros de tribunais superiores participaram do encontro em Vitória com a advocacia capixaba.
Filho de imigrantes, Fux defendeu que os operadores do Direito tenham amor pelo Brasil e atuem em favor daqueles que aqui estão.
“Cresci e estudei no Brasil, quando me aperfeiçoei, fora do País, voltei para desenvolver e defender minha pátria”.
Fux falou à plateia que a Justiça precisa ser sensível e ter pressa em julgar. “Ninguém aguenta esperar mais do que é necessário para ter acesso aquilo que lhe é de direito”, afirmou o ministro do STF.
O evento foi conduzido pelo presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, que destacou a necessidade de se discutir com os operadores do Direito questões que façam da Justiça mais acessível. “Um país bom, é um país onde o pobre vive bem”, afirmou Rizk.
Além de Fux, também palestraram em Vitória o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Alves dos Reis Júnior; e dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre Luiz Ramos; Amaury Rodrigues Pinto Junior e Aloysio Corrêa da Veiga, além do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Richard Pae Kim; e do professor e ex-juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Samer Agi.
O evento de 91 anos da OAB-ES também marcou a abertura da atividades do ano das Comissões.
“São 91 anos lutando na defesa do exercício pleno da advocacia, do Estado Democrático de Direito, da cidadania e do acesso à justiça. Tivemos períodos mais calmos, mas também conturbados, e soubemos, sempre, apresentar soluções eficazes nos momentos de crise. Vamos continuar trilhando nosso caminho em busca do fortalecimento e da valorização de nossa classe, atuando, sobretudo, na defesa das nossas prerrogativas. E embora essa senhora chamada OAB-ES esteja completando 91 anos, ainda está cheia de vigor para continuar seu trabalho e chegar em seu centenário com toda a plenitude”, ressaltou Rizk.
O presidente também explicou a importância do papel das Comissões Temáticas para a Ordem. “O trabalho realizado de forma voluntária pelos presidentes e membros das Comissões é essencial para o Sistema OAB”.