O advogado criminalista Sergio Antonio Maidana de Freitas, conhecido como Barbará, de 76 anos, morreu no Rio Grande do Sul após ter sido agredido por um ex-cliente na tarde de sexta-feira (11), sendo internada em um hospital da cidade, onde veio a óbito.
De acordo com o delegado Maiquel Fonseca, as agressões teriam sido motivadas por um processo judicial no qual o agressor era representado pelo advogado. O suspeito já foi identificado. O nome do indivíduo não foi divulgado pela polícia em razão da Lei de Abuso de Autoridade.
“A gente fez as oitivas das testemunhas que estavam lá e presenciaram a agressão. Ele foi, a princípio, agredido por um ex-cliente que tinha uma ação com ele”, diz.
A Polícia Civil ainda busca imagens da região onde ocorreu o crime para entender o desenvolvimento do caso. Como o óbito ocorreu horas após a agressão, a investigação aguarda laudo pericial para apontar a causa da morte.
“A vítima era um senhor idoso, com uma compreensão física frágil, bem magro. O agressor pegou ele e desferiu vários socos no abdômen”, explica o delegado.
A seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou pesar e repúdio em razão do crime. A entidade irá acompanhar as investigações.
“Toda ameaça, constrangimento ou ataque aos advogados e advogadas soterra as bases da democracia e comprometem o Estado de Direito, devendo ser prontamente reprimidas pelas autoridades”, afirma o presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia.
Com informações do G1