English EN Portuguese PT Spanish ES

APÓS DECISÃO DO CNJ: Juízes federais vão ao STF pela retomada da escolha de vagas no TRF-1

jurinews.com.br

Compartilhe

A Associação dos Juízes Federais da Primeira Região (Ajufer) ingressou com Mandado de Segurança no Supremo Tribunal Federa(STF) l pedindo a retomada do processo de escolha dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

O edital foi suspenso pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, que considerou que o tribunal começou o processo de preenchimento de vagas sem o planejamento necessário.

A entidade de juízes federais tinha pedido que o processo fosse distribuído, por prevenção, ao ministro Nunes Marques, mas a presidência determinou sorteio, e o pedido acabou sob a relatoria de Ricardo Lewandowski.

O MS pede a suspensão, em caráter liminar, da decisão de Salomão, que, “data venia, de forma ilegal e arbitrária, suspendeu a sessão do Tribunal Regional Federal da Primeira Região designada para formação de lista tríplice para indicação de membros a serem promovidos por critério de antiguidade e merecimento”. Assim, pede que seja restabelecida a sessão do TRF-1 marcada para hoje (10 de novembro).

No mérito, o pedido também é para suspender definitivamente a decisão do corregedor e manter as determinações do TRF-1, que, segundo a Ajufer, “em completa consonância com a Lei Complementar nº. 35/1979 e com a Lei nº. 14.253/2021, regulamentou os novos cargos de Desembargador Federal, visando dar atendimento ao princípio da razoável duração do processo”.

Com informações da Conjur

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.