Quase às vésperas da escolha da lista tríplice para ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na vaga destinada à advocacia, um dos seis candidatos mostrou vantagem e prestígio, quebrando o tratamento igualitário que deveria ser dado aos concorrentes.
O advogado Otávio Luiz Rodrigues foi o único escolhido para palestrar, nesta sexta-feira (18), em São Paulo, no Congresso ’20 anos do Código Civil: Avanços e Desafios’.
Ele esteve ao lado de outros ministros do STJ que também palestraram no evento, realizado em homenagem póstuma ao ministro Paulo de Tarso Sanseverino.
Dois ministros ouvidos pela JuriNews declararam que se sentiram incomodados com essa participação privilegiada e direcionada a um único candidato.
Em que pese seu saber jurídico reconhecido pela comunidade jurídica, a participação do Otávio Rodrigues no evento foi vista como uma possível propaganda para inserir o seu nome na lista diante do iminente processo de escolha.
Os ministros do STJ vão se reunir na próxima quarta-feira (23) para escolher três entre os seis candidatos que postulam a vaga na Corte. A escolha final do futuro ministro ou ministra do STJ caberá ao presidente Lula.