O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai se reunir nesta quarta-feira (23) para definir os nomes dos desembargadores e dos advogados que seguem na disputa pelas vagas de ministro abertas na corte. Com início marcado para as 9h, a sessão, presencial, será aberta ao público.
A lista de candidatos às duas vagas destinadas a membros dos Tribunais de Justiça dos estados tem 57 desembargadores, dentre os quais o Pleno do STJ vai escolher quatro, em votação secreta.
Pelo que a JuriNews apurou com fontes do STJ, deverão ser confirmados os desembargadores do TJ-RJ, Elton Leme, do TJ-SP, Carlos Adamek, do TJ-MG, José Afrânio Vilela e do TJ-BA, Maurício Kertzmam.
Na vaga da advocacia, os nomes que vão para a lista tríplice permanecem indefinidos e a votação também será secreta, o que vem tirando o sono dos seis advogados que postulam a cadeira de ministro.
Cabe à Presidência da República a indicação dos nomes que, na etapa seguinte, serão encaminhados ao Senado Federal para sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, os indicados são nomeados e empossados como ministros.