O advogado Sydney Sanches será o novo presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Ele ficará à frente da instituição no triênio 2022-2025, sucedendo a advogada Rita Cortez que comandou o IAB nos últimos seis anos.
Em eleição realizada nesta quarta-feira (16/3), Sydney Sanches foi eleito com 400 votos, sendo 342 deles eletrônicos. A votação também ocorreu de forma presencial na sede do IAB, no Rio de Janeiro.
“Daremos prosseguimento a todas as conquistas alcançadas pelo excelente trabalho conduzido pela presidente Rita Cortez em seus dois mandatos, priorizaremos a expansão das representações estaduais para consolidar o IAB como entidade nacional e iremos valorizar ainda mais a produção jurídica das nossas comissões temáticas sobre os relevantes projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, além de intensificar o acompanhamento dos processos legislativos”, afirmou o presidente eleito.
Sydney Sanches também destacou que “esta foi a primeira eleição eletrônica de uma instituição jurídica brasileira em nível nacional”.
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi criado por ato oficial de 7 de agosto de 1843, poucos anos após a Independência do Brasil, sendo uma das entidades jurídicas mais antigas do mundo.