A tecnologia tem sido uma aliada importante do cidadão que está em busca da vacinação contra a Covid-19 em Natal. Os números da plataforma Vacina Natal, desenvolvida pela Prefeitura e disponibilizada para a população com o objetivo de reduzir o tempo de espera nos pontos de imunização mostram a adesão em peso ao sistema. Nesse primeiro mês de operação, foram registrados 50.914 acessos e 155 mil sessões abertas. Em média, são 2000 acessos diários. A ferramenta pode ser acessada pelo link https://vacina.natal.rn.gov.br.
O hotsite apresenta todas as informações necessárias ao serviço de vacinação, das 7h30 até o final dos atendimentos, às 16h. É atualizado de hora em hora, diz qual é o público-alvo, os endereços dos pontos de vacinação (com mapa para acesso), horários, e se é a primeira ou a segunda dose, neste último especificando qual o tipo da vacina (CoronaVac ou Oxford/AstraZeneca).
Na plataforma, consta também o número de doses já aplicadas no município e o número de alimentos já arrecadados por meio da campanha Vacina Solidária, liderada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e que tem assistido muitas famílias em situação vulnerabilidade social e econômica. Até o momento, o vacinômetro registra 237.928 doses aplicadas e mais de sete toneladas de alimentos arrecadados.
A ferramenta digital também oferece informação sobre os locais que estão ofertando a Vacinação contra a Influenza (H1N1), uma campanha que acontece anualmente para proteger os grupos a que se destina. “A ideia com a ferramenta Vacina Natal é minimizar o tempo de espera das pessoas nos pontos de vacinação e evitar grandes aglomerações. Nosso objetivo é continuar aperfeiçoando a plataforma para oferecer ainda mais funcionalidade, comodidade, inovação e segurança aos usuários”, destaca o prefeito de Natal, Álvaro Dias.
Pontos de arrecadação e Horário da vacinação: 8h às 16h