English EN Portuguese PT Spanish ES

Novos conselheiros federais tomam posse em solenidade na Casa do Médico Brasileiro

jurinews.com.br

Compartilhe

As atividades do Conselho Federal de Medicina (CFM) serão conduzidas por uma nova equipe de conselheiros eleitos por médicos de todo o País. Os novos membros eleitos e também os médicos reeleitos para o cargo, na votação realizada em agosto em todo o Brasil, tomaram posse para um novo mandato de 5 anos. Iniciada em outubro deste ano, a nova gestão estará à frente do Conselho até 30 de setembro de 2029.

Para esse período, a expectativa é sobre as novas resoluções e pareceres a serem aprovados pelo novo Plenário, como possíveis alterações no texto do Código de Processo Ético-profissional, aprovação de novos procedimentos em medicina, novas especialidades e áreas de atuação médica. Do total de 56 conselheiros (um titular e um suplente por unidade de federação e dois indicados pela Associação Médica Brasileira – AMB), 30 exercerão mandato no CFM pela primeira vez, enquanto 26 foram reeleitos.

O novo corpo de conselheiros federais da gestão 2024-2029 teve o primeiro encontro no plenário do Conselho para a posse administrativa e, logo em seguida, elegeram a nova diretoria do CFM. Na autarquia federal destinada à fiscalização e normatização do exercício profissional da medicina, os conselheiros, eleitos de forma transparente e com ampla adesão da categoria, assumiram a missão de zelar pela qualidade da medicina, promovendo a saúde e o bem-estar da população brasileira.

VOTAÇÃO EXPRESSIVA

Os novos conselheiros foram eleitos por meio do primeiro processo eleitoral 100% online realizado pelo CFM. Mais de 408 mil médicos votaram, a maior marca da história do Conselho em eleições de qualquer natureza. Do total de 598.573 médicos ativos no País, 543.395 estavam aptos a votar, ou seja, estavam com seus dados cadastrais atualizados e não possuíam pendências administrativas ou financeiras com os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). Ao todo, 75% dos médicos votantes participaram do pleito.

Entre as atividades dos novos membros, estão a aprovação de resoluções, pareceres e recomendações. Os conselheiros também fazem o julgamento de processos éticos e atuam no desenvolvimento de soluções que beneficiam o trabalho dos médicos e o atendimento dos pacientes.

Além disso, atuam fortemente no campo político, buscando sensibilizar parlamentares, gestores e membros do Judiciário em favor de temas de interesse da categoria, como o fim da abertura desenfreada de escolas médicas, a valorização dos profissionais e a oferta de melhores condições de trabalho nas redes pública e privada.

Conheça os novos CONSELHEIROS EFETIVOS E SUPLENTES da Gestão 2024-2029 do CFM.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.