English EN Portuguese PT Spanish ES

Gilmar Mendes recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidad de Buenos Aires

jurinews.com.br

Compartilhe

Comprometido com a jurisdição constitucional da liberdade em sua atuação no Supremo Tribunal Federal (STF) desde que nele ingressou, o ministro Gilmar Mendes, um dos maiores constitucionalistas da atualidade e decano da Suprema Corte brasileira, recebeu nesta sexta-feira (30), em expressiva e concorrida solenidade, o título de Doutor Honoris Causa da Universidad de Buenos Aires. 

A prestigiosa láurea acadêmica só foi anteriormente concedida a um brasileiro, o professor Paulo Bonavides, ao lado de outros juristas renomados internacionalmente como Luigi Ferrajoli, Norberto Bobbio, Robert Alexy, Ronald Dworking e Peter Häberle.

A solenidade ocorreu no Salón Rojo da Faculdad de Derecho da Universidad de Buenos Aires, onde o seu decano, o professor Leandro Vergara, entregou ao ministro Gilmar Mendes o maior título acadêmico outorgado por aquela Universidade a um jurista. 

A Laudatio acadêmica (saudação acadêmica)  foi proferida pelo professor Raúl Gustavo Ferreyra, Titular de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da UBA, e na mesma oportunidade o ministro Gilmar Mendes proferiu a sua  lectio doctoralis intitulada “Jurisdicción Constitucional de la Liberdad para la Liberdad” (Jurisdição Constitucional da Liberdade para a Liberdade), tema que tem marcado profundamente a sua profícua jurisdição como ministro do Supremo Tribunal Federal.

A entrega da honraria a Gilmar Mendes foi saudada pela comunidade jurídica. “Nós, advogados e juristas brasileiros, sentimo-nos honrados com a justa homenagem prestada ao grande ministro e notável constitucionalista  Gilmar Mendes”, destacou o advogado e jurista Nabor Bulhões, membro honorário vitalício e Medalha Rui Barbosa do Conselho Federal da OAB. 


Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.