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CNJ quer saber opinião de brasileiros sobre atendimento da Justiça

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Os brasileiros que acionaram a Justiça nos últimos cinco anos são convidados a avaliar o funcionamento do Poder Judiciário. A pesquisa busca entender como essa parcela da população avalia o Sistema de Justiça, as formas de comunicação entre o tribunal e o cidadão e os serviços prestados.

Os questionários são direcionados para quatro públicos diferentes: cidadãos, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público.

A diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Gabriela Soares, destaca alguns pontos da relação institucional da Justiça com a sociedade que o levantamento pretende identificar.

Em termos do processo judicial, o cidadão pode avaliar ainda se a linguagem jurídica utilizada no processo é de fácil entendimento e opinar sobre a realização de audiências por videoconferência, comunicações e o andamento de ações de forma remota.

Como os participantes do levantamento podem ter acionado o Judiciário durante a pandemia da Covid-19, que obrigou a digitalização de muitos serviços que eram prestados de forma presencial, os questionários buscam ainda avaliar a virtualização dos procedimentos dos tribunais.

Gabriela Soares, do CNJ, explica que o diagnóstico decorrente da pesquisa, a primeira voltada para o cidadão, vai auxiliar na formulação de melhorias nos serviços prestados.

A participação na pesquisa facultativa e anônima. Informações pessoais prestadas no questionário permanecerão sob sigilo. Ela está disponível até o dia 18 de maio no site do CNJ. O endereço é cnj.jus.br.

Com informações da Agência Brasil

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