English EN Portuguese PT Spanish ES

Ações da Prefeitura de Natal previnem danos decorrentes de chuvas

jurinews.com.br

Compartilhe

A Prefeitura de Natal vem desenvolvendo ações diárias para diminuir o impacto do período chuvoso na capital. O objetivo é organizar as equipes das secretarias para prestar à população o apoio que vier a ser necessário e tomar as providências devidas para reduzir os impactos das chuvas na cidade.


As ações preventivas são relacionadas à limpeza da rede de drenagem, principalmente, passando por manutenção das lagoas de captação, limpeza de galerias em ruas, além de serviço de operação tapa buracos feito em todos os bairros da cidade, mapeamento de áreas de risco e orientação às famílias que residem nesses locais.


O prefeito Álvaro Dias faz um balanço positivo dessas medidas preparatórias. “As ações das nossas secretarias estão proporcionando à população a segurança necessária e a melhor assistência possível, principalmente nas áreas que apresentam maior vulnerabilidade a desastres naturais, no caso de Natal, áreas de deslizamentos e alagamentos”, destaca o prefeito. 


Prevenção
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) atua com plano de contingência, em regime de plantão 24h, mapeando e monitorando áreas de risco, vistoriando lagoas de captação de águas pluviais para que sejam tomadas as providências pelas secretarias responsáveis pela execução dos serviços, em caso de necessidade.


“Pedimos que a população nos ajude informando sobre possíveis situações de perigo e, principalmente, no momento de chuvas fortes, procurar ficar em um local alto e coberto até a chuva parar. Nunca tentar ultrapassar uma área alagada. Não estacionar próximo às árvores. O poste também é motivo de perigo, pode estar energizado ou com alguma fiação solta”, alerta Sheila Freitas, secretária da Semdes.

As principais áreas de risco são Mãe Luiza, Comunidade do Jacó e as áreas de encosta do Passo da Pátria. Quanto às lagoas de captação pluvial, o transbordamento nem sempre é no mesmo local. Às vezes é onde houve algum problema com bomba de sucção. Também se monitoram as áreas com risco de erosão costeira. Quando se detecta moradias irregulares e se faz necessário remover famílias, as equipes acionam a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). 

Zeladoria 
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Semov) está com uma programação para manutenção da rede de drenagem, das bocas de lobo, em pontos vulneráveis da cidade. Além disso, o Setor de Conservação está com os serviços de tapa buracos em todos os bairros da cidade. 

A Urbana disponibiliza 28 garis para limpar o entorno das lagoas, o platô (ou talude das lagoas), as calhas, bocas de lobo, poço de visita (área que fica um pouco abaixo das grades das bocas de lobo) e fazer a capinação no entorno dessas áreas.  

A arrecadação média mensal de resíduos de bocas de lobo e poços de visita é de 221,45 toneladas, totalizando anualmente 2.657,40 toneladas de lixo (com base nos dados de 2020). 

“Alagamentos de ruas, lagoas transbordando, muitas vezes são o resultado de ligação clandestina de esgoto, assim como do lixo que se joga na rua. Lixo mal acondicionado, colocado para coleta em horário e dia errado, garrafas pet, embalagens são carreados pela água para as lagoas e tamponam as bocas de lobo, causando um imenso transtorno. Lugar de lixo é no lixo”, alerta Joseíldes Medeiros, presidente da Urbana.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está realizando em diversas áreas da cidade um trabalho de mitigação de riscos, análise da saúde das árvores, através de ultrassonografia, e de poda com o objetivo de prevenir a queda ou recomendar a devida supressão (em casos de alto risco). Segundo o Departamento de Paisagismo da Semsur, estima-se que existam em Natal em torno de 122 mil árvores. 

Serviço
Em caso de ocorrências, a Defesa Civil é acionada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), através do número 190.
Em caso de tapa buraco, acionar o Setor de Conservação da Semov, através do telefone 3232.8118.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.