Em uma ação simultânea em mais de 700 escolas da rede estadual de ensino de Goiás, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) promoveu o movimento ‘Advocacia pela Paz’ com palestras sobre Direito e cidadania nesta quinta-feira (20 de abril), como uma extensão do projeto OAB vai à Escola, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A iniciativa, que contou com 790 advogados e advogadas voluntárias, representa uma união de forças ao movimento pela paz nas escolas.
O dia 20 de abril foi marcado por ações de orientação, acolhimento, escuta e outras atividades. O objetivo foi ressaltar a cultura de paz e gerar segurança nas unidades de ensino. Nesta data as ações pedagógicas contaram com profissionais vestindo roupas brancas e ações decorativas com balões para chamar a atenção dos estudantes.
As ações aconteceram de forma simultânea em Goiânia e nas subseções da Ordem em Goiás, com a participação de advogados e advogadas que se voluntariaram para promover e tornar acessível o conhecimento jurídico.
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destaca que a Seccional goiana já possui há mais de 15 anos o projeto “OAB Vai à escola” em que há a aproximação da OAB com as unidades de ensino das redes pública e particular.
“Neste momento em que se fala de paz nas escolas, o que nós fizemos foi promover, nos moldes desse projeto, uma grande ação em prol da cidadania junto com a Secretaria de Estado e o Conselho Estadual de Educação, de modo que a Ordem se fez presente nas unidades de ensino, pela manhã e pela tarde, conscientizando alunos, professores e toda a comunidade escolar falando sobre Direito e cidadania”.
A presidente da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ) da OAB-GO, Tatiany da Mata, ressalta a relevância da mobilização. “Um evento de tamanha proporção em todo o estado de Goiás reforça a preocupação da OAB-GO e o exercício do papel social junto às escolas goianas. A mobilização foi realizada em escolas públicas estaduais, onde advogados (as) se voluntariaram para palestrar sobre direito, cidadania e transmitir uma mensagem de paz nas escolas”.