English EN Portuguese PT Spanish ES

INICIATIVA HISTÓRICA: Presidente da Casag lança projeto sustentável que garante economia em todo Sistema OAB-GO

jurinews.com.br

Compartilhe

Com um leque de grandes serviços prestados à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), desta vez, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jacó Coelho, inovou ainda mais ao entregar para a advocacia o projeto sustentável ‘Energia Positiva’, que conta com geração de energia limpa e garante uma economia financeira a todo o sistema OAB.

A iniciativa histórica para a Seccional Goiana foi idealizada pelo atual presidente da Casag desde 2016, quando ele ocupava o cargo de secretário-geral da OAB-GO e, desde então, trabalhou para que o feito se tornasse possível em todo o sistema, tanto na capital quanto nas subseções.

”Essa ação só faria sentido se pudesse contemplar a advocacia como um todo; por isso, nestes últimos anos, estive empenhado neste projeto de cobertura abrangente e retorno eficiente aos advogados e advogadas do nosso Estado”, destacou Jacó

O lançamento foi feito durante a abertura do 47° Colégio de Presidentes de Subseções, na cidade de Catalão, na última sexta-feira, 12 de abril. Na cerimônia, que contou com a presença de diretores, presidentes de subseções, conselheiros federais e seccionais e autoridades de diversas áreas, o presidente da Casag afirmou que ‘’agora, as subseções não pagarão mais a energia e, mesmo assim, não haverá decréscimo no duodécimo’’.

‘’Isto é, as subseções vão receber o duodécimo normalmente e sobrará mais dinheiro para impulsionar ainda mais a advocacia de cada subseção’’, complementou.

Além da economia financeira, pode-se destacar, dentre as vantagens proporcionadas, o sistema de proteção contra descargas atmosféricas, o plano de manutenção, além da substituição de 2.000 lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED em todas as unidades do sistema OAB-GO.

Será realizado ainda o reenquadramento do grupo tarifário de todas as unidades da OAB-GO e da Casag, com a adequação de instalações elétricas e otimização de materiais. No Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL da OAB), será realizado o retrofit da iluminação dos campos de futebol, com a instalação de 152 novos refletores LED e, ainda, a substituição do sistema de aquecimento das piscinas por um mais eficiente. O CEL de Anápolis também será contemplado.

Execução

Para que o feito se torne possível, estão sendo implantadas usinas, que projetam um parque fotovoltaico (UFV) capaz de atender à demanda de energia elétrica de todo o Sistema OAB Goiás, sedes da seccional e da Casag, além de todas as unidades consumidoras das subseções, da ESA e CEL da OAB Casag de Aparecida de Goiânia e Anápolis.

O projeto viabilizará a utilização de 100% de energia renovável até o final de 2026, corroborando assim para atender às necessidades presentes para impulsionar a advocacia, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações, pensando globalmente e agindo localmente. A geração média anual é de 940.474,00 kWh/ano e tem a expectativa de economizar cerca de R$ 17,8 milhões (R$ 17.885.655,24) em 25 anos, reduzindo a emissão de 2.946.000,00 kg de CO₂ na atmosfera.

Parceria OAB/Casag

Na cerimônia, o idealizador do projeto fez questão de destacar a contribuição dos membros da Ordem para a realização do projeto. “Uma menção e aplausos à secretária-geral da OAB, Talita Hayasaki; ao diretor-tesoureiro da OAB, Eduardo Cardoso Jr.; ao diretor-tesoureiro da Casag, Rodrigo de Moura Guedes; além do apoio incondicional de toda a diretoria da OAB-GO e dos demais diretores da Casag: Néli Cárita (vice-presidente), Daniella Kafuri (secretária-geral), Wanessa Pinheiro (secretária-geral adjunta); Haroldo Ferraz, Rayenne Cristina, Cláudio Dias, Elisama Borges (diretores-adjuntos). O nosso reconhecimento pela contribuição da conselheira seccional Thawane Silva”, que deu o apoio técnico, finalizou Jacó.

Este projeto, que contou com especificações técnicas da conselheira seccional e especialista em Direito de Energia, Thawane Larissa, é um exemplo da gestão em construir um futuro mais sustentável e próspero. Para ela, o impacto vai muito além da economia financeira. “Nós estamos falando de um projeto de sustentabilidade na prática. Em um contexto onde 635 milhões de pessoas não têm acesso a energia. Significa que a maior entidade da sociedade civil brasileira se posiciona na bandeira da democratização do acesso à energia”, ressaltou Thawane.

Conforme o diretor-tesoureiro da Casag, Rodrigo Guedes, “o objetivo é que este investimento priorize as energias renováveis, que não emitem substâncias poluidoras. A utilização de energias limpas produz efeitos positivos para o planeta e para a qualidade de vida não só da advocacia goiana, como das demais pessoas. Esse será um grande legado que nossa gestão deixará para o sistema OAB-GO”.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.