Em sessão presencial realizada na última quarta-feira (21), os membros do Pleno se despediram do juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), pela classe dos Juristas, Lauro Coimbra Martins, e destacaram sua ativa participação durante seu biênio, que será encerrado na próxima semana. Durante a sessão especial, o magistrado foi homenageado com a Comenda do Mérito Eleitoral.
A sessão foi conduzida pelo presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama; e contou com a participação do vice-presidente e Corregedor do Tribunal, Desembargador Namyr Carlos de Souza Filho; dos juízes eleitorais Renan Sales, Luciana Mattar Nemer Vilela, Isabella Rossi Naumann, Marcos Antonio Barbosa e Alceu Maurício Júnior; do procurador regional eleitoral Alexandre Senra; e dos juízes auxiliares da presidência e da corregedoria eleitoral, respectivamente Délio Rocha Sobrinho e Rogério Almeida; da diretora-geral em substituição, Rachel Metzker Dias Soares e
A Comenda do Mérito Eleitoral foi entregue pelo presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon da Nogueira e pelo vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Namyr Carlos de Souza Filho. Os familiares do homenageado participaram desse momento especial.
Em seguida, o presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon da Nogueira, fez um breve pronunciamento, onde ressaltou a passagem de Lauro Coimbra pelo Tribunal. “Dr. Lauro Coimbra se despede da Corte com importantíssimos serviços à sociedade. Sua trajetória ainda não se encerrou por aqui. Faço uma manifestação muito singela citando as palavras do filósofo grego, Epicuro: As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”, ressaltou.
Durante a cerimônia, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) também prestou homenagem ao jurista com um diploma pelos serviços prestados para advocacia enquanto juiz eleitoral. O documento foi entregue pelo presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Fernando Dilen, representando o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho.
Comenda do Mérito Eleitoral
Instituída pela Resolução nº 246 de 1999, a Comenda do Mérito Eleitoral destina-se a homenagear personalidades e entidades que por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral, mereçam a especial distinção. A outorga é decidida mediante um processo individual e por indicação do presidente, vice-presidente e outros juízes membros da Corte Eleitoral, que partem do pressuposto de que a contribuição de autoridades e entidades feita à sociedade, através da Justiça Eleitoral, deve ser reconhecida por meio da concessão anual desta comenda.