Faltando pouco mais de um mês para o protocolo das chapas que vão disputar as presidências das Seccionais da OAB em todo o país, a advogada Érica Neves, se consolida com o maior arco de alianças pelo Estado do Espírito Santo.
Observadores da cena eleitoral de política de Ordem são unânimes ao dizer que só é possível chegar à vitória com uma estrutura de chapas fora das regiões metropolitanas, o que no Espírito Santo representa 1/3 dos votantes, que espalham a imagem da chapa da Seccional com capilaridade por todo o estado na época eleitoral.
Érica Neves, que disputou em 2021 conquistando 37% dos votos, se dedicou ao longo dos últimos três anos neste objetivo e reuniu em torno do seu projeto, 12 lideranças que são pré-candidatas em suas Subseções – um número que nenhuma outra pré-candidatura que se coloca na disputa conseguiu reunir na história recente da OAB-ES.
O cenário fica ainda mais promissor quando se analisa pelas maiores subseções do Estado como Cachoeiro, Colatina, Serra, Cariacica e Guarapari, onde Erica conseguiu reunir em seu grupo concorrentes fortíssimos com grandes chances de vitória.
Destaca-se que na Subseção de Serra o atual presidente Italo Scaramussa está na base de alianças, bem como a atual presidente de Cariacica, Kelly Andrade, está na posição de presidência da CAAES.
Além disso, a candidata que pode ser a primeira mulher a assumir a presidência da OAB-ES, também terá concorrentes nas Subseções de Linhares, Aracruz, Itapemirim, Nova Venécia, Viana, Iúna e Domingos Martins.
Questionada sobre seu posicionamento na Subseção de Vila Velha, a pré-candidata afirma que também tem um representante pronto, mas alerta que “tudo em seu tempo e de acordo com o que for melhor e mais estratégico para ganharmos do grupo que está na Seccional.”
Também na disputa, o presidente da OAB de Vila Velha, José Antônio Neffa Junior, corre contra o tempo, mas a demora em construir os diálogos com as demais regiões impediu grupos estruturados e capilaridade necessária para ser competitivo – hoje a capilaridade é considerada baixa e quase que exclusiva na sua própria subseção.
O atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) , Ben-Hur Farina também se lançou pré-candidato causando uma ruptura no Sistema da OAB-ES e usa dos serviços oferecidos para conquistar votos na instituição, mas grande parcela da advocacia capixaba o identifica como um dos mais fortes aliados da atual gestão.
Além disso, pela situação, o atual presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk, busca o terceiro mandato.
QUEM É ERICA
Advogada militante em Vitória, especialista em Direito Empresarial e Direito do Consumidor, a pré-candidata conta com experiência no Sistema OAB por ter exercido a Secretaria Geral Adjunta da OAB-ES no triênio 2016-2018. Erica Neves foi a mulher mais votada na OAB-ES da história, nas eleições que aconteceram em 2021.