O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), novamente, apoia a campanha de conscientização ao câncer de mama, com foco nos cuidados e na prevenção da doença. Assim, durante todo o mês de outubro, o Palácio da Justiça ficará iluminado da cor rosa para demonstrar a adesão do órgão à causa.
Nesse sentido, o TJDFT também realizará ações internas voltadas para magistradas, servidoras e colaboradoras, durante o mês de outubro. Entre as ações a serem realizadas, está prevista palestra com a Psicóloga Anna Thallita de Araújo, mestra em cognição e neurociências pela UnB.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), foi estimado para o ano de 2023, 73.610 casos novos de câncer de mama, o que corresponde a um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Com isso, é preciso atentar-se aos sinais e sintomas, e, em casos de dúvida, buscar um médico especialista, pois quanto mais cedo descoberto, mais chances de obter melhores resultados no tratamento.
O símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova York, em 1990. Diversos países pelo mundo aderiram à campanha de conscientização ao câncer de mama, a partir de iluminações de prédios e monumentos, palestras, ações, instituições e personalidades lembram a importância da realização do autoexame e de exames preventivos.