O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realiza mutirão de conciliação pré-processual com consumidores que possuem débitos com a Bancorbrás. As 80 audiências marcadas tiveram início na última segunda-feira, 29/5, e irão acontecer durante todo o mês de junho.
As audiências serão on-line pelo Microsoft Teams, das 14h às 18h, e a participação é gratuita e facultativa. Os consumidores em débitos com a empresa serão convidados por meio do WhatsApp e e-mail para a audiência de conciliação e mediação com um representante da Bancorbrás e um conciliador habilitado do TJDFT.
O mutirão está sendo conduzido pelo 5º Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação (5NUVIMEC) e a juíza do TJDFT, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis – CEJUSC-JEC/BSB, Gláucia Rizzo, homologará os acordos firmados durante a audiência virtual.
CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO
O Tribunal incentiva a conciliação e a mediação, que possibilitam o diálogo facilitado por um profissional capacitado e a solução de demandas de forma célere e desburocratizada.
As conciliações pré-processuais acontecem antes de existir o processo e durante o ano todo. É uma via mais rápida por não ter o trâmite do processo e contribui para desafogar o Judiciário.
Redação Jurinews, com informações do TJ-DF