O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) comemorou os 30 anos do Pró-Saúde, o sistema de cuidados médicos para servidores e magistrados. O evento celebrou os “Pró-Saúde 30 anos: solidez e cuidado com nossas vidas!”, e teve a participação do Desembargador Cruz Macedo, Presidente do TJDFT, juntamente com autoridades do Tribunal, membros do Conselho Deliberativo do Pró-Saúde, pioneiros, homenageados e convidados. A cerimônia foi transmitida através do Canal do TJDFT no YouTube.
Na ocasião, o Desembargador Cruz Macedo destacou: “Aqui estamos, além de festejar o pleno êxito do programa, no TJDFT, homenagear magistrados e servidores que o fundaram, construíram e consolidaram nesse período para pontuar o conjunto de ações e lançamentos de médio e longo prazo, resgatando, preservando e divulgando a história do Pró-Saúde.”
O Presidente da Corte enfatizou a importância da sustentabilidade e manutenção do plano para alcançar resultados positivos duradouros, destacando que isso representa um compromisso com a saúde e com o tribunal. Ele concluiu sua fala parabenizando aqueles que trabalharam e trabalham ao longo dos 30 anos para o funcionamento do plano, expressando votos de “muitos anos e vida longa ao Pró-Saúde”.
O Desembargador JJ Costa Carvalho teve sua experiência durante os seis anos em que esteve envolvido com o Pró-Saúde. Ele contou histórias de beneficiários preocupados com os custos de tratamentos médicos caros, mas que foram tranquilizados ao saber que estavam protegidos pelo plano do TJDFT. Ele afirmou: “Descanse para ser bem sucedido no tratamento, o resto o Pró-Saúde fará” Suas palavras trouxeram esperança e segurança aos beneficiários, tornando evidente que eles não estavam enfrentando suas dificuldades desamparados. “Temos que zelar por esse programa (…) eu fico muito satisfeito eu ver hoje a celebração dos 30 anos e quero desejar a todos que nosso programa seja um programa para toda a vida.”
O lançamento da Cartilha do Beneficiário foi destacado pelo Desembargador Roberval Belinati. Este documento reúne as principais informações relevantes para os usuários do Plano de Saúde, contendo orientações sobre procedimentos, financiamento, cuidados complementares e outros. O magistrado convidou a todos para conhecerem o Portal do Pró-Saúde que atende mais de 22 mil beneficiários.
“Temos que valorizar o nosso plano de saúde e incentivar seu aperfeiçoamento”, frisou o Desembargador Belinati. O Presidente do Conselho Deliberativo do Pró-Saúde fez agradecimentos aos Desembargadores e servidores com quem trabalhou na sua trajetória e, ainda, ressaltou que “estamos dando sequência ao que todas essas pessoas fizeram anteriormente”. Confira o discurso na íntegra.
No encerramento, magistrados e servidores que cumpriram papéis-chave na gestão do Pró-Saúde e se submeteram à sua história foram homenageados. Entre os homenageados estavam o Desembargador Lécio Resende, Presidente fundador do Conselho Deliberativo do Pró-Saúde; o Desembargador Roberval Belinati, Presidente do TRE-DF e do Conselho Deliberativo do Pró-Saúde, pelos 10 anos de atuação a frente ao Programa; a servidora Cecy Marques de Alcântara, Diretora fundadora do Pró-Saúde; e os servidores Cícero de Assis Soares e Eduardo de Oliveira Guedes, como servidores mais antigos da Secretária de Assistência e Benefícios (SEAB), atuando no Programa desde 1994, receberam placas personalizadas patrocinadas pela AMAGIS e pela ASSEJUS.