O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) mais uma vez se destaca no Ranking da Transparência do Poder Judiciário de 2023. A Corte local alcançou a 8ª posição entre os Tribunais de Justiça Estaduais e na 30ª posição empatado com mais três tribunais, no ranking geral, composto por 94 órgãos da Justiça.
O Ranking da Transparência, criado através da Resolução nº 260/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como objetivo reconhecer os tribunais que se sobressaem ao disponibilizar informações de forma clara e organizada para o público. Com uma avaliação anual, os critérios considerados abrangem novas áreas, que se desdobram em 84 perguntas.
Entre os aspectos avaliados, incluem-se a publicidade dos objetivos estratégicos, meta e indicadores; dos levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; do calendário das sessões colegiadas; das informações sobre contratos e licitações, entre outros. Nesse contexto, o TJDFT alcançou um índice de 96,58% de aproveitamento, destacando-se como um dos tribunais mais transparentes do país em relação à sua atuação.