English EN Portuguese PT Spanish ES

TJDFT alerta sobre golpes virtuais e orienta a população a se proteger

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) está alertando a população sobre a necessidade constante de atenção e cautela diante das inúmeras tentativas de golpes realizados em nome da instituição, principalmente online.

Pouco tempo atrás, foi comprovado que criminosos enviaram mensagens via WhatsApp para vítimas potenciais, solicitando o pagamento de uma “taxa de cadastro” para a liberação de empréstimos.

Essas mensagens contêm um link fraudulento que, ao ser acessado, pode comprometer a segurança dos dados da vítima. Além disso, é importante destacar que o TJDFT não cobra qualquer valor para o cadastro ou a liberação de recursos.

O Tribunal enfatiza a importância de entrar em contato com a instituição por meio dos canais oficiais de comunicação disponíveis, assim como a Ouvidoria do TJDFT e o serviço Alô TJ, e jamais ligue para números fornecidos em documentos e em e-mails, nem clique nos links contidos nesses documentos sem verificar sua proteção previamente.

Outra orientação relevante é pesquisar na internet os números de telefone mencionados em documentos ou e-mails recebidos. É comum encontrar registros sobre esses números em sites de reclamações. Caso se confirme que se trata de uma fraude, é importante relatar o ocorrido nos mesmos sites para outras vítimas potenciais.

Se uma comunicação recebida sugerir a abertura de um determinado link, observe a extensão dos domínios das páginas indicadas. Os sites oficiais de órgãos públicos brasileiros possuem endereços que terminam em .jus.br (Poder Judiciário), .gov.br (Poder Executivo) e .leg.br (Poder Legislativo).

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.