O caso de vandalismo que aconteceu dia 8 de janeiro está longe de longe de ser concluído, na madrugada desta terça-feira (16), o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou mais um julgamento de mais 250 pessoas que participaram do ato.
Até o momento já existem 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e foram realizadas 1.050, sendo esse o quinto grupo de investigados. Os primeiros julgamentos tiveram início no mês passado. Até o momento, cerca de 800 investigados já foram tornados réus pela Corte.
A audiência acontece por meio do plenário virtual, da seguinte maneira: os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico do STF, sem necessidade de deliberação presencial. Como dito anteriormente, a sessão começou na madrugada de terça (16) e será concluída na próxima segunda-feira (22).
O relator, ministro Alexandre de Moraes, foi o primeiro a proferir o voto registrado no sistema, e seguindo o que já vem de antemão, Moraes manifestou-se favorável às denúncias.
Vale ressaltar que, caso a quantidade de denúncias aceitas se sobressair, os indiciados se tornarão réus no processo penal. Eles serão responsabilizados por crimes como formação de quadrilha armada, violação violenta do Estado democrático de direito, conspiração contra o governo, vandalismo qualificado e incitação à prática criminosa.