English EN Portuguese PT Spanish ES

Hospital Lago Sul é condenado a indenizar paciente por queda durante procedimento de pesagem

Foto: Reprodução

jurinews.com.br

Compartilhe

O Hospital Lago Sul terá que indenizar um paciente devido a um incidente durante o procedimento de pesagem. Conforme registrado no processo, uma senhora ficou internada no hospital entre os dias 8 e 21 de agosto de 2021, para se submeter a uma cirurgia ortopédica.

Em virtude de sua idade avançada, hipertensão, sobrepeso e diabetes, ela precisou passar alguns dias na UTI, onde ocorreu o incidente. A autora alega que foi encaminhada para a pesagem acompanhada apenas por uma funcionária, e que houve negligência por parte do hospital, considerando seu alto risco de quedas.

O hospital argumentou que a culpa pela suposta queda durante a pesagem era exclusiva da paciente. Alegou ainda que a mulher apenas se ajoelhou e que a cirurgia foi bem-sucedida, pois a equipe médica agiu com os cuidados necessários para o caso. Por fim, sustentou que não cometeu nenhuma ação ilícita.

Ao proferir uma decisão, o colegiado explicou que a declaração da paciente de ter apenas se ajoelhado é uma tentativa de minimizar o incidente. Destacou que o fato de ela ter se prostrado de forma voluntária caracteriza-se como uma queda.

“O fato de a autora ter sido encaminhada para realização de pesagem sendo acompanhada apenas por uma funcionária, sendo que seu estado de saúde debilitado […] a colocava num grau de risco alto para quedas, é conduta que se mostra negligente diante do caso concreto”, concluiu.

Dessa forma, a 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal decidiu, por consenso, manter a sentença que condenou o Hospital Lago Sul a pagar uma compensação financeira a paciente devido ao incidente. O valor estipulado para os danos morais foi fixado em R$ 2 mil.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.