English EN Portuguese PT Spanish ES

Moraes determina que senador Marcos do Val use tornozeleira eletrônica após descumprir cautelar

jurinews.com.br

Compartilhe

A Polícia Federal (PF) cumpriu medidas cautelares contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES) na manhã desta segunda-feira (4), logo após sua chegada ao Brasil, vindo de uma viagem aos Estados Unidos. Agentes aguardavam o parlamentar no aeroporto de Brasília para aplicar a tornozeleira eletrônica, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), devido à sua saída do país sem autorização judicial.

Os passaportes do senador já haviam sido apreendidos por ordem do STF em agosto do ano passado, como parte das medidas cautelares impostas pelo ministro Moraes, que também incluíram o bloqueio de até R$ 50 milhões de suas contas bancárias. As restrições visavam impedir sua saída do país durante a tramitação de inquéritos que apuram possível tentativa de golpe de Estado e ataques a instituições democráticas.

Apesar da ordem judicial, Marcos do Val conseguiu viajar aos Estados Unidos usando o passaporte diplomático, que não foi encontrado pela Polícia Federal durante buscas realizadas à época. Segundo decisão de Moraes, o documento teria ficado guardado no gabinete do senador em Brasília e, por isso, não foi apreendido durante a diligência em seus endereços no Espírito Santo.

Nos EUA, o parlamentar publicou um vídeo afirmando não estar em fuga, mas sim aproveitando dias com a filha. “Não estou aqui fugindo, estou curtindo e dando atenção à minha filha no parque Universal Orlando. Alexandre de Moraes recebeu com 15 dias de antecedência informações de onde eu estaria, qual era o meu voo, o hotel que eu estou e até os ingressos que eu comprei“, declarou o senador na ocasião.

Marcos do Val é investigado em dois inquéritos: um que apura sua suposta tentativa de envolvimento na trama para anular as eleições presidenciais de 2022 e outro por ataques contra integrantes da Polícia Federal, incluindo a disseminação de informações falsas sobre investigações conduzidas pela corporação.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.