English EN Portuguese PT Spanish ES

“A magistratura é uma longa caminhada”: Presidente do TJ-SP faz voto de boas vindas ao empossar 117 novos juízes

Reprodução: TJ-SP

jurinews.com.br

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) deu as boas-vindas aos 117 novos integrantes do Judiciário paulista. As juízas e os juízes substitutos, aprovados no 191º Concurso de Ingresso na Magistratura, foram empossados hoje (21) em sessão solene realizada no Palácio da Justiça, conduzida pelo presidente do TJ-SP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

A posse marca o início da trajetória dos novos magistrados na Justiça paulista e o fim de um dos certames mais concorridos do Brasil. O edital, publicado em agosto de 2024, teve cerca de 4,5 mil inscritos. Após cinco fases, 117 candidatos foram habilitados para exercer a judicatura no maior Tribunal de Justiça do país.

O 191º Concurso também se destacou pela diversidade: os aprovados vêm de 18 estados diferentes, sendo 63 mulheres e 54 homens, com idades entre 26 e 46 anos. Dentre eles, 15 são negros e seis são pessoas com deficiência.

NOVA FASE

A juíza Priscila Domenice, primeira colocada, falou em nome dos aprovados. Ela agradeceu ao Tribunal e à Comissão do concurso, exaltando a jornada dos colegas. “Cada um de nós, à sua maneira, lutou a árdua batalha do concurso público e carrega consigo a história que o trouxe até aqui. Com toda certeza, essas vivências pessoais formaram a bagagem que hoje trazemos conosco e que nos acompanhará para o resto de nossa atuação profissional”, disse.

Priscila Domenice também ressaltou a responsabilidade da função. “A partir de hoje, carregamos conosco, todos os dias e em todos os lugares, a marca indelével que é ser magistrada e magistrado. Que possamos dignificar a toga que nos foi confiada e fortalecer, ainda mais, a respeitada instituição que é o Poder Judiciário do Estado de São Paulo”. Ela lembrou, ainda, que esta é a primeira turma da Magistratura paulista a ter realizado o Exame Nacional da Magistratura (Enam), requisito para habilitação no concurso.

O presidente Fernando Antonio Torres Garcia dirigiu as primeiras palavras aos empossados, reconhecendo a longa jornada de cada um. “Sejam muito bem-vindos ao Tribunal de Justiça de São Paulo, essa Corte sesquicentenária que as senhoras e os senhores, como colegas, hoje passam a integrar. Para tanto, prepararam-se firmemente e lograram êxito na aprovação em um dos mais difíceis concursos do Brasil, para orgulho de seus amigos e colegas e, principalmente, regozijo de seus familiares, também vitoriosos”, declarou.

O desembargador reforçou aos novos juízes o real significado do juramento feito por eles – o compromisso com uma efetiva devoção à Justiça e a responsabilidade da busca pela pacificação social. “Em cada decisão está materializada a busca da justiça e a esperança de um mundo melhor e mais fraterno. Lembrem-se que esse ideal só será atingido com imparcialidade, integridade, prudência e com o estrito respeito aos princípios éticos. Tenham como norte que a Magistratura é uma longa caminhada, cujo final depende exclusivamente de nossas escolhas. Sejam muito felizes nessa jornada e contem sempre com a direção do seu Tribunal de Justiça do estado de São Paulo”, encerrou.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.