English EN Portuguese PT Spanish ES

Motoapps são legais em São Paulo, dizem especialistas, apesar de restrições da Prefeitura

jurinews.com.br

Compartilhe

Apesar das tentativas da Prefeitura de São Paulo de barrar o transporte por motocicletas via aplicativos, juristas e decisões judiciais reforçam que o serviço está amparado por leis federais e não pode ser proibido pelo município. O serviço 99Moto, lançado em janeiro na capital paulista, já opera em mais de 3.300 cidades e é apontado como solução rápida e acessível para a mobilidade urbana.

A empresa já obteve pelo menos 20 decisões judiciais favoráveis, incluindo uma sentença recente que considerou inconstitucional o decreto municipal 62.144/23, que suspendia a atividade. O juiz responsável apontou que as leis federais 12.587/12 e 12.009/09 garantem a legalidade do transporte individual por motos, cabendo aos municípios apenas regulamentar, e não vetar, o serviço.

APOIO JURÍDICO E CONSTITUCIONAL

Especialistas defendem que a competência para legislar sobre transporte é da União, e a atuação de São Paulo fere princípios constitucionais como o da livre iniciativa e da concorrência. O Supremo Tribunal Federal, inclusive, já se posicionou contra restrições municipais excessivas a aplicativos de transporte, no julgamento de repercussão geral do RE 1.054.110, em 2019.

Para o jurista Carlos Ari Sundfeld, a proibição municipal é ilegal: “Ele não pode ser inviabilizado por autoridades municipais, contrariando a legislação superior”. Saul Tourinho Leal complementa: “A Constituição garante o direito à mobilidade, à cidade e à inovação tecnológica. A proibição fere direitos fundamentais”.

Já o professor Floriano Azevedo Marques Neto, da USP, compara a restrição a um veto a viagens de moto com garupa. “Municípios não têm competência para proibir transporte individual por motocicletas nem a intermediação por aplicativos”, afirma.

SEGURANÇA E ACESSIBILIDADE

Mesmo com questionamentos sobre segurança, dados da 99 indicam que apenas 0,0003% das corridas da 99Moto resultaram em acidentes nos últimos dois anos. A plataforma também oferece mais de 50 recursos de segurança, como monitoramento em tempo real, botão de emergência e treinamentos para os condutores.

Para Bruno Rossini, diretor de comunicação da 99, o serviço é especialmente útil em áreas periféricas. “A opção é amparada por lei federal, complementa o transporte público e reduz o tempo de viagem”, afirma.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.