Uma palestra ministrada pelo servidor do TST, Sandro Tomazele, sobre “Riscos, consciência e tomada de decisão: como tomar decisões informadas e eficazes” foi realizada na Escola Judicial e reuniu magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, na manhã desta segunda-feira (21).
O evento faz parte de um ciclo de atividades que acontecerão nesta semana, no TRT-RN, para tratar da gestão de riscos e da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, a nº 14.133/2021.
A palestra, que deu início à programação, foi aberta oficialmente pelo diretor geral do tribunal, Márcio Dantas, que deu às boas vindas às pessoas presentes.
“Antes da nova lei, a gestão de riscos era feita de forma embrionária. Agora, com o art 11; parágrafo único da nova Lei de Licitações é obrigatório gerir riscos para a realização das licitações”, explicou o diretor geral.
Na palestra, Sandro Tomazele fez uma introdução à gestão de riscos com definições de sua importância.
“A gestão de riscos tem a finalidade de reduzir os impactos negativos dos riscos sobre as metas organizacionais, por meio da adoção de controles internos”, disse o especialista.
Para ele, é fundamental debater sobre o tema, pois é possível antecipar problemas e dificuldades e tomar decisões objetivas. “A gestão de riscos pode ajudar no dia a dia, não apenas no ambiente de trabalho”, comentou.
Sandro Tomazele explicou que os riscos podem ser positivos ou negativos, “sendo o positivo aquele que ajuda alcançar o objetivo e apresenta oportunidades e o negativo um gerador de incertezas. Assim, analisar riscos, a partir de controles internos, pode reduzir a probabilidade de ocorrência e de perdas financeiras”, disse.
A análise de riscos pode, segundo o especialista, proteger ativos, evitar perdas financeiras, e danos à reputação, além de melhorar o desempenho, reduzir custos e melhorar a conformidade das empresas e instituições públicas.
“Com isso, haverá benefícios como a melhoria no planejamento estratégico, a prevenção de falhas, a comunicação entre as unidades, o uso eficaz dos recursos e uma maior qualidade dos resultados obtidos”, explicou Tomazele, que trouxe uma reflexão.
“A gestão de riscos é de responsabilidade de um departamento só? Não! é de todos nós. Todos os funcionários da organização devem estar envolvidos”, garantiu o especialista.
Ao final da palestra, o presidente do TRT-RN, desembargador Eridson Medeiros, parabenizou a iniciativa do encontro e falou da importância do debate para as organizações.
“Eu presidi o TRT-RN em 2006 e voltei à Presidência neste ano e,é fato, que o mundo e a governança pública mudaram muito. Aqui, estou aprendendo e enriquecendo meu currículo como gestor e como desembargador, aprendendo sobre um tema muito importante”, avaliou.
Após a palestra, teve início o curso “Gestão de riscos à luz da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos: teoria e prática”, que também será ministrada pelo servidor do TST, Sandro Tomazele, e vai reunir, até a quinta-feira (24), gestores e pessoas que trabalham com contratações no TRT-RN, na Escola Judicial.
Com informações do TRT-RN