English EN Portuguese PT Spanish ES

Após episódios de violência, Justiça de Pernambuco bane torcidas de Sport e Santa Cruz por cinco jogos

jurinews.com.br

Compartilhe

A Justiça de Pernambuco baniu as torcidas organizadas de Sport e Santa Cruz por cinco partidas, após os confrontos violentos ocorridos no Recife antes do clássico entre as equipes, pelo Campeonato Pernambucano, no sábado (1º). A decisão foi anunciada pela governadora do estado, Raquel Lyra (PSDB), e contou com a participação do desembargador Mauro Alencar, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e do procurador-geral de Justiça, José Paulo Xavier.

PROIBIÇÃO VALE PARA TODAS AS PARTIDAS NO ESTADO

A medida será aplicada a todas as competições disputadas em Pernambuco. No momento, o Sport participa do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste, enquanto o Santa Cruz joga apenas o Estadual. No total, o Sport terá quatro partidas sem torcida em casa, incluindo o duelo contra o Fortaleza, pela Copa do Nordeste, na terça-feira (4). O Santa Cruz, por sua vez, ficará sem torcida em três jogos já programados.

A decisão judicial também determina que os clubes adotem um sistema de reconhecimento facial nos estádios para auxiliar na identificação de torcedores envolvidos em atos de violência. “Não dá mais para tolerar que casos como esse possam acontecer no estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

PRONUNCIAMENTO

O Santa Cruz ainda não se posicionou sobre a decisão, enquanto o Sport manifestou forte oposição à punição, alegando que os clubes não têm controle sobre a ação de torcedores violentos. “Nenhum dos clubes que estiveram em campo possuem poder para inibir a ação desses marginais. Por isso mesmo, não podem ser punidos com a medida extrema de ‘fechamento’ de portões”, declarou o Sport em nota oficial.

A venda de ingressos para o jogo entre Sport e Fortaleza foi suspensa, e a partida ocorrerá com portões fechados.

BRIGA ANTES DO CLÁSSICO

Torcedores dos dois clubes entraram em confronto nas ruas do Recife antes da partida, em cenas de violência registradas por câmeras e compartilhadas nas redes sociais. Os vídeos mostram torcedores armados com pedaços de madeira e fogos de artifício, além de motoristas tentando escapar da confusão no trânsito.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que 12 pessoas ficaram feridas nos confrontos, sendo que nove precisaram de atendimento hospitalar. Apesar da violência, o jogo foi mantido e terminou com vitória do Santa Cruz por 1 a 0, com gol de Douglas Skilo aos 39 minutos do segundo tempo.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.