English EN Portuguese PT Spanish ES

Advogado e piloto morrem em queda de avião em São Paulo; acidente deixa seis feridos em solo

jurinews.com.br

Compartilhe

O advogado Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, e o piloto Gustavo Medeiros morreram na queda de um avião de pequeno porte na manhã desta sexta-feira (7), na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. O acidente também deixou seis feridos em solo.

A aeronave, um King Air F90, decolou do Aeroporto do Campo de Marte, na Zona Norte da capital, com destino a Porto Alegre (RS). Poucos minutos depois, às 7h16, a torre de controle perdeu contato com o avião. A queda aconteceu às 7h18, próximo a um ônibus na Avenida Marquês de São Vicente.

Os corpos das vítimas foram encontrados carbonizados dentro do avião. Carpena estava na parte traseira, e Medeiros, na frente da cabine.

Formado e mestre em Direito pela PUC-RS, Carpena atuava em diversas regiões do país e era dono do escritório Carpena Advogados, especializado em Direito Empresarial. Já o piloto Gustavo Medeiros, natural de Indaiatuba (SP), trabalhava na Azul há dez anos e também atuava como piloto particular. Ele era formado em ciências aeronáuticas pela PUC-RS.

AERONAVE FOI COMPRADA SEMANAS ANTES

Carpena havia comprado o avião em 11 de dezembro por meio da empresa Máxima Inteligência Operações Estruturadas e Empreendimentos, da qual era sócio junto com sua mãe. Ele chegou a celebrar a aquisição nas redes sociais e publicou registros de viagens feitas na aeronave.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava regularizada e em situação normal de aeronavegabilidade. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.

O avião, de prefixo PS-FEM, era do modelo King Air F90 e tinha capacidade para sete passageiros e um tripulante. A aeronave foi adquirida pelo empresário também em dezembro de 2024.

Segundo imagens postadas por Carpena em suas redes sociais, ele voou com a família para o Uruguai logo após o Natal para passar o período do final de ano em Punta del Este com a família.

As viagens de Carpena para São Paulo eram rotineiras. Segundo amigos, o advogado costumava ir de Porto Alegre, onde morava, para a capital paulista semanalmente a trabalho.

HOMENAGEM DA OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS) emitiu nota de pesar pelo falecimento de Carpena. O presidente da entidade, Leonardo Lamachia, destacou a trajetória do advogado e manifestou solidariedade à família e aos colegas de profissão.

Confira a nota na íntegra:

Nesse momento de pesar, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, manifestou suas mais sinceras condolências aos entes queridos, amigos, alunos e colegas de Carpena. “Com muita tristeza, recebo a notícia do falecimento do colega Márcio Carpena, que desenvolveu uma grande trajetória na advocacia. Em nome da advocacia gaúcha, nossa solidariedade à família, amigos e demais colegas nesse momento de consternação”, afirmou.

Trajetória:

O advogado Márcio Carpena era natural de Porto Alegre e, aos 49 anos, deixa esposa e três filhos. Ele iniciou a trajetória profissional ao se graduar em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1999. Quatro anos depois, tornou-se mestre em Direito Processual Civil pela mesma instituição. Carpena atuava na área contenciosa civil em tribunais regionais, estaduais e superiores, além dos Institutos de Mediação e Arbitragem. Carpena também foi professor na Faculdade de Direito da PUCRS e na Escola da Magistratura, palestrava em congressos, seminários e colóquios de Direito, no Brasil e no exterior, e presidiu a Academia Brasileira de Direito Processual Civil entre 2003 e 2009.



Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.