English EN Portuguese PT Spanish ES

Toffoli critica excesso de judicialização no Brasil e defende simplificação da Constituição

jurinews.com.br

Compartilhe

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, criticou o excesso de judicialização no Brasil, comparando a carga de processos julgados pelo STF (14 mil por ano) com as supremas cortes de outros países, como a Itália (400), EUA (100), e Alemanha (80). Ele argumentou que a cultura brasileira de recorrer à Justiça para validar contratos reflete uma crise de confiança e que a formação de advogados supera a de engenheiros, o que prejudica o desenvolvimento do país.

Toffoli também defendeu a simplificação da Constituição para reduzir a judicialização, afirmando que a facilidade de aprovar emendas constitucionais contribui para o aumento de casos no Judiciário. Ele destacou a necessidade de uma melhor relação entre a sociedade e o Estado, criticando a criminalização de encontros entre líderes dos três poderes.

O ministro Ricardo Lewandowski, também presente no evento, falou sobre a PEC da Segurança, que propõe dar mais poderes ao governo federal e à Polícia Federal. Ele alertou para o crescimento do crime organizado e destacou a necessidade de coordenação entre as diferentes forças de segurança, tanto no Brasil quanto internacionalmente.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.