English EN Portuguese PT Spanish ES

STF mantém afastamento de desembargadores de Mato Grosso envolvidos em caso de corrupção no Judiciário

jurinews.com.br

Compartilhe

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter o afastamento dos desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho, investigados na Operação Sisamnes por suspeitas de corrupção e venda de decisões judiciais no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Além disso, Zanin negou o pedido para que reassumissem seus cargos.

A operação também investiga o empresário Andreson de Oliveira Gonçalves, apontado como “lobista dos tribunais” e peça central no suposto esquema. Andreson está em prisão preventiva no Presídio Central do Estado do Mato Grosso desde 26 de novembro. O pedido de sua defesa para revogação da prisão ou transferência foi igualmente rejeitado, embora Zanin tenha autorizado visitas de sua advogada e esposa, Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves, que também é investigada pela Polícia Federal.

Enquanto isso, o ministro autorizou o desembargador Sérgio Fernandes Martins a reassumir a presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, apesar de suspeitas de corrupção também terem envolvido aquele tribunal.

A Operação Sisamnes se estende a desembargadores de outros estados, como Bahia, Tocantins, São Paulo, Espírito Santo e Maranhão, além de assessores de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Diante dos escândalos, o ministro Gilmar Mendes destacou que casos de corrupção envolvendo magistrados prejudicam a imagem do Judiciário, mas garantiu que as investigações têm sido rigorosas. Já o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, enfatizou em evento recente no Mato Grosso do Sul que ninguém deve ser condenado antes de um julgamento justo.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.