Um levantamento nacional realizado pelo Instituto Datafolha entre os dias 7 e 14 de julho de 2025 mostra que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma das instituições com maior índice de confiança entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa, encomendada pelo Conselho Federal da OAB e realizada com 2.005 entrevistas presenciais em 130 municípios de todas as regiões do país, 83% da população declara confiar na entidade – sendo 24% que afirmam confiar “muito” e 59% que confiam “um pouco”.
A atuação da OAB é considerada importante por 83% dos entrevistados, com 47% classificando como “muito importante” e 36% como “importante”. Especificamente sobre o papel da instituição na defesa da democracia, 67% avaliam positivamente – 11% como “muito positiva” e 56% como “positiva”. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
O estudo também abordou a percepção dos brasileiros sobre a democracia, revelando que 74% consideram que “a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo” – o maior índice registrado desde o início da série histórica do Datafolha em 1989. No atual cenário político, 72% enxergam o país como polarizado, enquanto apenas 16% acreditam haver harmonia política e respeito às diferenças.
Nesse contexto, a campanha da OAB para reduzir atritos políticos e ideológicos tem aprovação de 71% da população (40% a consideram “ótima” e 31% “boa”), sendo vista como necessária por 79% (60% como “muito necessária”). Além disso, 82% dos entrevistados defendem que a OAB deveria atuar ainda mais na defesa da democracia.
A pesquisa também avaliou a confiança em outras instituições, mostrando que a OAB está à frente do Senado (65%), Presidência da República (63%) e Câmara dos Deputados (62%). Quanto aos serviços públicos, os dados revelam insatisfação de 58% com a segurança pública, 54% com o sistema de saúde pública e 48% com a educação pública.
O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, afirmou que os resultados confirmam que a população “quer democracia, quer equilíbrio, quer paz institucional”. “Nossa campanha é um convite ao diálogo e ao respeito entre os diferentes – valores essenciais à democracia que defendemos com firmeza”, declarou.
O lançamento oficial da pesquisa está previsto para agosto, mês em que se celebra o Dia da Advocacia (11 de agosto). A divulgação completa dos dados incluirá informações detalhadas sobre a metodologia e resultados por regiões e perfis demográficos.
Abaixo, os destaques da pesquisa:
📍Confiança nas instituições
83% dos brasileiros confiam na OAB Nacional
24% confiam muito e 59% confiam um pouco
A OAB é uma das instituições mais confiáveis, à frente do Senado (65%), da Presidência da República (63%) e da Câmara dos Deputados (62%)
📍Importância da OAB para a sociedade
83% dos brasileiros consideram importante a atuação do Conselho Federal da OAB
47% dizem que é muito importante, e 36% que é importante
📍Atuação da OAB na defesa da democracia
67% avaliam a atuação da OAB como positiva (11% muito positiva e 56% positiva)
82% defendem que a OAB deveria atuar mais em defesa da democracia
📍Apoio à democracia
74% dizem que a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo — maior índice da série histórica do Datafolha
📍Cenário político atual
72% veem o Brasil como um país polarizado
Apenas 16% acreditam que há harmonia política
📍Avaliação da campanha da OAB contra a polarização
71% aprovam a campanha (40% consideram “ótima” e 31%, “boa”)
79% consideram a campanha necessária (60% dizem “muito necessária”)
📍Insatisfação com serviços públicos
58% estão insatisfeitos com a segurança pública
54% com o sistema de saúde pública
48% com a educação pública