O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta quarta-feira (6) que o ministro Alexandre de Moraes conta com a “confiança e apoio” de todos os membros da Corte. A afirmação foi feita a jornalistas ao chegar ao Fórum Saúde, da Esfera, em meio às recentes sanções dos Estados Unidos contra Moraes e dois dias após a decisão que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Não há nenhum desconforto. O ministro Alexandre tem toda nossa confiança e apoio”, disse Gilmar a jornalistas ao chegar no Fórum Saúde, da Esfera.
Na decisão que restringiu a liberdade de Bolsonaro, Moraes alegou que o ex-presidente estaria coordenando com apoiadores e familiares a divulgação de conteúdo que incitaria ataques ao STF e apoiaria intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro. As medidas determinadas incluem:
– Proibição de sair de sua residência em Brasília
– Restrição de visitas, permitidas apenas para familiares próximos e advogados
– Vedação a gravações ou fotografias durante visitas
– Recolhimento de todos os aparelhos celulares
O ministro estabeleceu que o descumprimento de qualquer das condições resultará na conversão da prisão domiciliar em preventiva. As declarações de Gilmar Mendes reforçam a unidade do STF no momento em que a Corte enfrenta críticas internacionais e tensionamentos políticos decorrentes das recentes decisões.
Com informações do Poder 360