English EN Portuguese PT Spanish ES

Ministério da Justiça repassa mais de R$ 44 mi a estados para melhoras no sistema prisional

Garcia e o ministro Ricardo Lewandowski

jurinews.com.br

Compartilhe

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) repassou por meio do Fundo a Fundo Obrigatório 2024 mais de R$44 milhões aos estados para o financiamento de obras voltadas às estruturas das unidades prisionais, espaços físicos de educação e trabalho prisional e núcleos de atendimento à saúde e qualidade de vida do servidor.

“O repasse desses recursos representa nosso compromisso com a transformação do sistema penal brasileiro. Estamos investindo em infraestrutura que promove dignidade e condições justas para apenados, além de garantir melhores ambientes de trabalho e qualidade de vida para os servidores. Esse é mais um passo para construir um sistema que respeite os direitos humanos, valorize os profissionais e reforce a segurança pública em nosso país.”, enfatiza o Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia.

O modelo de repasse Fundo a Fundo garante agilidade e autonomia aos estados na aplicação dos recursos, no sentido de promover condições dignas para a reintegração social, fortalecer a saúde e o bem-estar dos servidores da execução penal e enfrentar desafios históricos do sistema penitenciário brasileiro, como o déficit de vagas e a falta de infraestrutura adequada.

A destinação dos recursos está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Enfrentamento ao Estado de Coisas Inconstitucional, o Pena Justa, abrangendo a construção e modernização das unidades prisionais e de espaços voltados à educação e ao trabalho prisional, além de núcleos de atendimento à saúde e qualidade de vida do servidor.

Segundo o diretor de Políticas Penitenciárias da Senappen, Sandro Abel Barradas, “o objetivo é qualificar áreas estratégicas e fortalecer políticas prioritárias, promovendo melhorias que impactem positivamente tanto os apenados quanto os servidores da execução penal”, afirma.

Por Senappen

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.