O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a procuradora Marluce Caldes para ocupar uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A indicação foi anunciada pelo Palácio do Planalto e deve ser publicada em breve no Diário Oficial da União.
Marluce Caldes é procuradora de Justiça do Ministério Público de Alagoas e tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), filiado ao PL. Para assumir o cargo, ela dependerá de aprovação pelo Senado Federal.
A nomeação ocorre nove meses após Lula receber a lista tríplice com os nomes indicados para a vaga, que incluía, além de Marluce, Sammy Barbosa Lopes (MP do Acre) e Carlos Frederico Santos (MPF).
A indicação teve apoio político do prefeito JHC, que avalia migrar para o PSB, partido da base governista. A escolha também envolveu articulação com grupos políticos de Alagoas, incluindo o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), além do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL).
Formada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1982, Marluce ingressou no Ministério Público estadual em 1986. Promovida a procuradora de Justiça em 2021, ela tem trajetória nas áreas criminal e de direitos humanos.
INDICAÇÕES
Além da nomeação ao STJ, Lula indicou dois advogados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Estela Aranha e Floriano de Azevedo Marques. Floriano, vinculado ao ministro do STF Alexandre de Moraes, foi reconduzido para mais dois anos no tribunal. Estela Aranha atuou como coordenadora de Direitos Digitais no Ministério da Justiça durante a gestão de Flávio Dino, atual ministro do STF. O presidente também nomeou:
- Andrea Tertuliano de Oliveira para o TRT-2 (São Paulo)
- Fernando de Jesus de Castro Lobato Jr. para o TRT-8 (Pará/Amapá)
- Ana Paula de Bortoli para o TRF-4 (RS, SC e PR)
- Kherson Maciel Gomes Soares para o TRE-RO
- Danyelle da Silva Galvão para o TRE-SP
Fonte: G1