English EN Portuguese PT Spanish ES

Juiz exige presença de paciente internado e família desiste de ação judicial

Drip, patient and hand in hospital, medical and help from IV, vitamins and medicine, blood and treatment. Bed, sick and person in clinic, healthcare and rehabilitation, saline and healing in ICU

jurinews.com.br

Compartilhe

Um paciente internado em estado grave na Santa Casa de Ouro Preto, em Minas Gerais, desistiu de uma ação judicial após o juiz de Direito Neanderson Martins Ramos, do Juizado Especial Cível de Ouro Preto, determinar que ele comparecesse pessoalmente ao fórum. O homem, que sofre de complicações severas da diabetes e recentemente teve um membro amputado, buscava na Justiça a transferência para um hospital em Belo Horizonte, onde poderia realizar uma revascularização de urgência na perna para evitar novas amputações.

O processo, protocolado sem advogado, conforme permitido pela lei 9.099/95, incluía um laudo médico da Santa Casa que destacava a urgência do procedimento e os riscos à saúde do paciente. Apesar disso, a transferência, solicitada desde 26 de novembro, não foi efetivada por falta de vagas.

Impossibilitado de deixar o hospital devido ao seu estado clínico grave, o paciente enviou a documentação ao fórum por intermédio de um representante. No entanto, o juiz negou seguimento ao processo, argumentando que o comparecimento presencial era indispensável. Em despacho, o magistrado afirmou que “o gerente de secretaria confirmou que o autor não esteve pessoalmente no balcão da secretaria, o que é inadmissível”.

Com dores intensas, dificuldade de locomoção e necessidade de curativos frequentes, o paciente não pôde atender à exigência judicial. A família, então, decidiu desistir da ação no dia 4 de dezembro, apenas um dia após a publicação da decisão judicial. Agora, esperam que a promotoria tome providências e abra um novo procedimento para garantir a transferência e o tratamento necessário.

Deixe um comentário

TV JURINEWS

Apoio

Newsletters JuriNews

As principais notícias e o melhor do nosso conteúdo, direto no seu email.