A segunda edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam) será realizada em 20 de outubro, com 33.147 inscritos em todas as capitais do Brasil. Organizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o exame serve como uma etapa prévia para quem deseja prestar concursos para juiz.
A prova conta com 80 questões objetivas sobre diversas áreas do Direito, incluindo constitucional, administrativo, civil, penal, direitos humanos, além de noções gerais de direito e formação humanística. Seu objetivo é medir raciocínio, capacidade de resolução de problemas e a vocação para a magistratura.
Para ser aprovado, o candidato deve acertar 70% das questões. No entanto, para candidatos autodeclarados negros ou indígenas, a exigência mínima é de 50% de acertos. A aprovação no exame é válida por dois anos, e o candidato pode utilizar o comprovante de aprovação para concorrer a concursos durante esse período.
Criado em 2023 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Enam teve em sua primeira edição quase 40 mil inscritos, dos quais 7.301 foram aprovados.